Por que produzir placas e produtos eletrônicos no Brasil

0 Flares 0 Flares ×
Produção de placas e produtos eletrônicos no Brasil
Vantagens de se produzir placas e produtos eletrônicos no Brasil

Prezados amigos, o mercado e a economia vem dando sinais de retomada, a vacina para o COVID-19 é uma realidade e deve começar a trazer um pouco de normalidade para nossas vidas em 2021. Com isso, espera-se um aumento na demanda de produção nacional, com empresas retomando projetos e contratos que precisaram ser interrompidos em 2020. Esse fato, além de nos trazer esperança para um ano de recuperação, nos abre um tema relevante: Por que produzir placas e produtos eletrônicos no Brasil? Não é difícil responder a esta pergunta ao observar que os empreendedores brasileiros possuem em si o desejo nobre de contribuir com a geração de empregos, o desenvolvimento do país e promover o crescimento de seus negócios.

Além deste lado social e de realização pessoal, há também outros aspectos motivadores para a indústria nacional, voltados a operação, redução de custos e desenvolvimento da competitividade para o mercado e sobre eles que falaremos a seguir, dando enfoque à montagem de placas e produtos eletrônicos.

A produção nacional é incentivada pelos governos Federal e Estadual e é inegável a importância de empresas de bens e serviços na construção de um país próspero. Vejamos alguns dos principais incentivos captados por empresas que produzem placas e produtos eletrônicos no Brasil.

Redução de impostos

A tributação sobre matérias-primas é menor do que a tributação de produtos intermediários ou produtos acabados. O II (Imposto de Importação) é o imposto diretamente afetado nesta situação.

Esta alíquota pode ser consultada através do NCM do produto e chega ao teto de 60% do valor da mercadoria acrescida dos custos de frete e seguro. No caso de matérias-primas para produção nacional, este imposto tem redução significativa, podendo chegar a alíquota 0 (zero) dependendo da mercadoria.

Já o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é um tributo estadual, pode chegar ao teto de 25% de alíquota. Em se tratando de matérias-primas, o estado de Minas Gerais concede diferimento deste imposto, quando o desembaraço aduaneiro ocorre dentro do estado, trazendo com isso um diferencial competitivo em termos de custos e incentivando a instalação de indústrias para produção dentro do estado de Minas Gerais.

Existem ainda outros programas de incentivos fiscais mais específicos para o tipo de produto, finalidade ou operação, a exemplo: o PPB (Processo Produtivo Básico) e a Lei da Informática, que vêm trazer tratativas diferenciadas para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Já a modalidade DRAWBACK traz a possibilidade de isenção de todos os impostos em caso de produção para exportação integral. Por ser assunto amplo, faremos no futuro artigos mais detalhados sobre estes incentivos fiscais. Para o momento, vale saber que eles existem e podem ser aplicados para determinadas operações e produtos. A Enterplak pode auxiliá-lo na identificação e aplicação destas oportunidades de redução de impostos, no que tange montagem de placas e produtos eletrônicos.

Qualidade e assistência técnica

Quando se produz placas e produtos eletrônicos, é muito importante ter suporte técnico rápido e eficaz. Quando a produção é realizada no Brasil, tudo passa a ser mais fácil, uma vez que a proximidade viabiliza acompanhamento da produção, trazendo agilidade na tratativa de ajustes no produto e processo, o que nos leva para uma terceira vantagem.

Evolução do produto e suporte de engenharia

Placas e produtos eletrônicos estão em constante evolução. Dessa forma, um produto pode demandar ajustes mesmo após sua implementação no mercado. Com a produção nacional, estes ajustes são rapidamente implementados, trazendo dinamismos ao processo de evolução do produto, conforme as demandas observadas no mercado. Em suma, o produto se adapta mais rapidamente às condições reais de sua aplicação e às necessidades dos clientes.

Por fim, realizar a montagem de placas e produtos eletrônicos no Brasil possibilitam diversas vantagens. E quem ganha com tudo isso? Ganham as empresas, pois realizam operações com custos e processos otimizados, o cliente com produtos de qualidade, a sociedade com a geração de emprego e renda, e o país com o desenvolvimento sócio econômico, promovendo o crescimento do Brasil.

Já realiza montagem de placas e produtos eletrônicos no Brasil? Se deseja saber mais sobre o assunto ou se precisa de um parceiro para realizar sua produção, a Enterplak é uma empresa certificada ISO 9001 que atua no segmento de montagem de placas e produtos eletrônicos desde 1995. Entre em contato conosco e ficaremos felizes em contribuir com seus processos industriais e em ajudar a promover seu crescimento.

Abraços!

Até o próximo artigo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Quer saber mais?

Entre em contato com nossos especialistas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×