Logísticas Aéreas x Marítimas: Como decidir!

0 Flares 0 Flares ×
Logísticas aéreas e marítimas
Transportes Aéreos e Marítimos

Logísticas Aéreas x Marítimas: Como decidir

Existem alguns fatores para tomada de decisão quanto às escolhas de importações de cargas, porém, a combinação de peso e cubagem são os direcionamentos mais importantes para opinar sobre a questão. Esses dois quesitos, quando representam um número grande, oneram enormemente o custo do frete de uma carga aérea. Porém, muitos importadores optam por transportes aéreos em função da necessidade de rapidez logística. Principalmente as cargas, cujos destinos são procedentes da Ásia, por exemplo, precisam ser consideradas, lead times de transportes da ordem de 40 dias adicionais em relação ao lead time aéreo.

Assim, antes da tomada de decisão, é importante avaliar os custos de toda cadeia logística, haja visto que, a incidência tributária de importação incide integralmente nos valores das mercadorias desde a origem no fornecedor (Ex-works), coletas (pick ups), armazéns (warehouses), tarifas de exportação do fornecedor (taxs), formando o preço Fob para exportação, além de fretes e seguros, etc., formando o preço CIF, para incidência de impostos.

Na nacionalização, são considerados os tributos:
II – Imposto de importação que incide sobre o valor CIF
IPI, Pis/Cofins e ICMS que incidem sobre o valor CIF + II

Normalmente as empresas importadoras escolhem um ou mais agentes de cargas no Brasil, que possui parceiros nos países de origens que os representam. Sobretudo, isso irá ajudar a agilizar o processo de liberação da mercadoria lá fora, visto que o conhecimento da legislação no país de origem faz toda a diferença na preparação prévia da documentação.

Dentre vários pontos, essas empresas parceiras irão acompanhar todo o movimento logístico, da origem ao armazém (warehouse), conferir toda a documentação, escolher o serviço adequado de transporte do fornecedor, inspecionar e pesar a carga, resolvendo problemas de embalagens, documentos ou de troca de mercadoria antes mesmo que ela seja embarcada, além de ajudar na escolha da logística internacional mais adequada à realidade do cliente. A escolha da logística internacional mais adequada com às expectativas deve estar alinhadas às sua necessidades de custos e prazos de recebimentos.

Uma análise crítica bastante apurada na documentação é ponto fundamental para garantir a fluência normal no desembaraço das mercadorias, evitando custos adicionais com armazenagem de carga nos portos do destino.

Algumas vantagens transportes marítimos:

  • Poder transportar qualquer tipo de carga
  • Custo do frete é mais barato
  • Poder transportar grandes volumes de carga
  • Maior previsibilidade de chegada no destino

Algumas vantagens transportes Aéreos:

  • Menor lead time de entrega
  • Oferecer menor prazo de entrega do produto acabado ao cliente
  • Desprendimento menor de fluxo de caixa financeiro

A Enterplak possui longa experiência no mercado de importação de seus insumos, e pode oferecer produtos com excelência em qualidade. Adquirindo seus insumos provenientes de qualquer parte do mundo.

Abraços!

Até o próximo artigo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×

Quer saber mais?

Entre em contato com nossos especialistas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×